LOCALIZAÇÃO

Rua Francisco Ferreira, 1644 - Vila Nery - São Carlos SP

quinta-feira, 7 de maio de 2009

HONESTIDADE

No rol das virtudes cristãs, a Honestidade é uma das que merece ser colocada em posição de destaque. Como é excelente e quão importante para se manter a paz social e o bom convfvio entre os setores que se interrelacionam!
*

Nas relações de comércio, constitui fator primordial da lealdade, assegurando tranquilidade e confiança entre produtores e distribuidores, comerciantes e clientes, fisco e contribuintes, empregados e patrões...

*

No convício conjugal e familiar, a nobre qualidade apresenta-se como abençoado aglutinante da vida no lar, para o bem estar e segurança de todos os seus integrantes, visto como, até para errar, quando queira, o homem e a mulher realmente adultos, responsáveis, têm que observar um mínimo de postura ética para saberem o que fazem e assumirem a consequência de seus atos, sem necessidade de dramas e disfarces.

*

No campo profissional, é de vital importância para o coleguismo, apoio mútuo e como poderoso estimulante no crescimento hannonioso de todos.

*

Honestidade vem a ser o padrão de conduta da alma que se decidiu de uma vez por todas a abrir mão de quaisquer beneficios e proveitos obtigos sobre direitos alheios espezinhados. E a postura dos caracteres amadurecidos, que não encontram prazer em lucros e vantagens que não correspondam estritamente ao mérito real.

*

Na Política, então, a excelsa virtude alcança dimensões sublimes.

É o ensejo que encontra o homem público criterioso de demonstrar seu empenho em defender o bem geral acima de mesquinhos interesses de grupos reduzidos; a o portunidade de dignas personalidades nâo vacilarem em pôr em risco sua própria posição, desde que a justiça e a honradez se vejam ameaçados; a probidade do administrador dos negócios coletivos que se empenha ao máximo para assegurar a correção da medida, o nível da qualidade, a lisura da transação, a defesa do meio ambiente e a previsão de consequências futuras em tudo aquilo que adquire, autoriza, libera, fiscaliza e institui, no preceito moral de quem já se sente sobejamente compensado pela honra de ser um depositário da confiança de milhões de concidadãos que o constituiram em defensor de seus interesses, ainda quando a própria remuneração auferida não lhe faça justiça ao valor revelado.
*

Honestidade é a ética adotada por aquele que prefere gastar mais no conserto de um veiculo ou máquina destinada à venda do que gastaria se o objeto reparado fosse para seu próprio uso, porque não abdica da consciência tranquila de saber confiável um produto que passa adiante.*É o código de honra daquele pai que obriga o filho menor aprendiz de um estabelecimento de crédito a adquirir e repor no dia seguinte, no estoque donde retirou, as 40 folhas de papel que tomou para realização de tarefa escolar em equipe.

*

É o que faz aquela dona de casa alertar a moça do caixa do supermercado sobre uma peça de sua mercadoria que ela passou sem digitar o preço, por equívoco.

*

É o escrúpulo daquele jovem estudante que aceita resignadamente ficar "em recuperação" numa determinada matéria, simplesmente para não obter uns pontinhos a mais na prova final valendo-se do expediente da "cola", o que ele absolutamente não admite passar nem receber.

*

É o caráter daquele obstetra que protela ansiada viagem férias com a familia, sob protestos gerais, simplesmente para não optar pela "cesariana" de cliente importante, por sabê-la perfeitamente apta ao parto normal, sempre preferível, ainda quando mais trabalhoso e exigindo a espera do tempo certo.

*

Honestidade é o que inspira o fidalgo gesto daquele cidadão que, tendo batido com seu veiculo num carro alheio, nas manobras do estacionamento no subsolo de um grande "Shopping", sem que ninguém o visse, deixou preso no limpa-vidros do parabrisa do mesmo um bilhete identificando-se e dizendo: "Mil desculpas! amassei seu carro sem querer; procure-me para ressarcir o prejuízo".

*

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque um dia serão fartos", disse o Senhor, e através da Honestidade, temos um dos seguros meios pelos quais nos alçaremos ao mvel das grandes almas que lideram o progresso da Humanidade pela hombridade, denodo e persistência com que lutam pelo Bem e pela Justiça!


Da Revista Espírita Allan Kardec

Nenhum comentário: